Renavam 2020 PE – Consulta, Valor, Tabela, Como pagar — (DETRAN PE)

Todo mundo tem um número de RG e CPF. Esse número é utilizado para identificar cada ser humano. Os veículos também precisam ter essa identificação, afinal, há vários circulando pelo Brasil. O RENAVAM ou Registro Nacional de Veículos Automotores, é o número de identificação de cada carro. Ele é único, intransferível e acompanha o veículo durante toda sua vida útil, da fabricação até o descarte.

Assim que um carro 0km é comprado, o DETRAN do estado onde o proprietário mora cria o código RENAVAM para aquele veículo. Por exemplo, ao comprar um carro novo em Pernambuco, o DETRAN PE irá criar o código.

Entenda melhor para que serve esse número, como obtê-lo, como consultar e outras informações.

Conheça o Renavam

É o código de 11 dígitos que é criado assim que o carro novo é adquirido. Ele acompanhará esse veículo por toda sua vida, mesmo que muda de proprietário. É utilizado para que se possa verificar todo o histórico do carro, como multas recebidas, se há impostos atrasado, se houve batida etc.

O RENAVAM é diferente do código de marca modelo do carro. Enquanto o Registro Nacional de Veículos Automotores acompanha a documentação, o código da marca modelo identifica a versão específica de sua fabricação. Ou seja, são dois números diferentes.

Ao comprar um carro usado, ele já terá o seu número do RENAVAM. Inclusive, é através dele que é possível verificar se há pendências antes da compra. Afinal, para transferir o veículo para o novo dono é necessário quitar todos os débitos.

Código Renavam

Como usar o RENAVAM

Esse número pode ser usado para acompanhar todas as informações e pendências de um veículo. É útil na hora de comprar um carro usado ou para acompanhar se recebeu alguma multa. Outra finalidade é para quitar todas as pendências e obrigações do carro ou moto.

Através do RENAVAM o proprietário poderá pegar as guias de IPVA, DPVAT, multa e do licenciamento diretamente no site do DETRAN PE ou do departamento de trânsito de outro estado.

Como consultar Renavam 2020

Consulta Renavam PEO número do RENAVAM vem impresso no documento do carro, o CRLV ou Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Vale lembrar que o CRLV é o licenciamento do carro, se for pego dirigindo sem ele ou com esse documento atrasado, o carro pode ser apreendido.

Caso esteja comprando um carro usado e ainda não tenha o CRLV em mãos, pode conferir o número do RENAVAM no documento de transferência.

A consulta do Renavam PE pode ser feita pelo site oficial. Basta acessar o seguinte link: https://www.detran.pe.gov.br/ e digitar a sua placa onde diz “Veículo”.

Com ele a pessoa poderá saber se já pagou o seguro obrigatório ou emitir uma segunda via de multa que acabou deixando em aberto, por exemplo.

É preciso renovar o Renavam 2020 PE?

Não, o número do RENAVAM é único e nunca precisa ser renovado. Além disso, mesmo após o descarte do carro, o mesmo número não poderá ser usado em outro veículo.

O que causa confusão, é que o RENAVAM vem impresso no CRLV, documento entregue após o emplacamento. Esse documento precisa ser renovado anualmente, caso contrário o carro fica impossibilitado de trafegar.

No entanto, mesmo após renovar o licenciamento, perceba que o código RENAVAM não mudará.

Como fazer o licenciamento 2020 PE?

Fazer o licenciamento anual é bem simples. O primeiro passo é quitar todas as pendências do veículo, como possíveis multas, IPVA e DPVAT. Com todas essas obrigações em dia, basta aguardar que a guia de recolhimento do licenciamento irá chegar na residência do proprietário.

Essa guia deverá ser paga na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil, Bradesco ou nas Casas Lotéricas. Após feito o pagamento, é só aguardar que o CRLV atualizado já com o número do RENAVAM impresso chegará via Correios.

Outra possibilidade é acessar o site do DETRAN PE (www.detran.pe.gov.br), efetuar uma consulta usando o seu número do RENAVAM e pegar a guia para recolhimento do licenciamento online. Após feito o pagamento, o documento chega por Correios.

Licenciamento Pernambuco

Sobre o Detran 

Cada estado possui um departamento de trânsito. O DETRAN PE é responsável por fiscalizar e verificar normas de trânsito. É o responsável também por emitir as guias de recolhimento das obrigações dos proprietários de veículos, como IPVA, licenciamento e a emissão de multas.

É de competência do DETRAN PE formar motoristas conscientes de suas obrigações, bem como prepará-los antes de receberem a primeira habilitação.

O DETRAN PE também faz a emissão do RENAVAM para todos os veículos 0km adquiridos no estado de Pernambuco.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Renavam 2020 PE – Consulta, Valor, Tabela, Como pagar — (DETRAN PE)

Deixe um comentário