Licenciamento 2020 PE – Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PE)

Em poucas palavras, o licenciamento é a licença que o veículo tem para circular pelas ruas da cidade e estrada. Sem ele, o carro não pode ser usado, pois está irregular. Caso algum veículo seja pego sem o licenciamento em dia, é apreendido, resultando em grandes dores de cabeça e prejuízos ao proprietário.

O Detran PE é o departamento responsável por fiscalizar os todos os veículos do estado de Pernambuco. Sendo assim, o licenciamento deve ser feito no Detran PE.

Para ficar mais claro o que é, sua importância e como fazer, prossiga a leitura desse texto:

 Como consultar Licenciamento PE 2020

Para consultar o licenciamento no Detran PE e qualquer outra informação do veículo é muito simples. E pode ser feito aí da sua casa. Siga o passo a passo:

  1.  Basta acessar o site oficial do Detran PE no endereço eletrônico www.detran.pe.gov.br;
  2. Na página inicial do site há um campo com as seguintes opções: “veículo”, “habilitação” e “protocolo”. Na aba “veículo”, digite a placa do carro que deseja consultar e clique em “consultar”;
    2 via IPVA Detran PE 2020
  3. O sistema poderá confirmar algumas informações, como o Renavam. Esse número fica localizado no CRLV, portanto tenha esse documento em mãos;
  4. Ao abrir as informações, você poderá consultar todos os dados do seu veículo, como o licenciamento, IPVA, multa e outras.

Mas afinal para quê consultar o licenciamento? Entenda para que serve nos tópicos a seguir!

O que é o licenciamento de veículos?

licenciamento pernambucoO licenciamento do veículo deve ser feito anualmente. Portanto, em 2020 será necessário cumprir com essa obrigação e renovar esse documento.

O Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) é o documento que mostra que o carro está apto a circular. Este documento comprova que o carro está em conformidade com todas as condições de segurança requeridas. Além disso, mostra também que não há nenhuma pendência financeira como IPVA ou multas.

A renovação deve ser feita no departamento de trânsito (DETRAN) do estado onde o carro está registrado. O mesmo departamento é o responsável por verificar se todos os carros foram licenciados. Os veículos que forem pegos trafegando sem o licenciamento são apreendidos até que a situação seja resolvida.

Todo e qualquer veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque precisa ter o licenciamento em dia para poder trafegar. Sendo assim, seja  você dono de um veículo de passeio, de trabalho, moto ou  até mesmo de uma frota, precisará pagar o licenciamento de todos os veículos.

Quais as consequências de não licenciar o veículo?

Andar com um veículo sem o licenciamento renovado ou ainda sem o documento no carro, poderá causar grandes problemas. O CRLV é uma obrigação do proprietário de qualquer veículo automotor, sendo assim, quem descumprir estará cometendo uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Como consequência, além dos 7 pontos na habilitação, terá que arcar com os custos da multa. E ainda há mais! O carro será apreendido, sendo guinchado até o pátio.

Para retirar o carro do pátio, o proprietário terá que colocar todas as pendências do veículo em dia. Ou seja:

  • Pagar a multa;
  • Pagar todas as pendências que houver (como IPVA, DPVAT etc);
  • Fazer e pagar o licenciamento;
  • Pagar por dia que o carro ficou apreendido no pátio.

Caso haja pendências do ano anterior, essas serão acrescidas de juros e multas e também deverão ser quitadas – para saber se há faça a consulta do Renavam. No entanto, se a pendência for de mais de 2 anos, será necessário contatar a Secretaria da Fazenda do local para solicitar o desbloqueio no sistema. Somente assim será possível regularizar a situação.

Como fazer o licenciamento 2020 PE

Diferentemente do que é cobrado no IPVA, o valor do licenciamento é fixo para todos os motoristas, independente do tipo de veículo, ano etc. Mas, é importante atentar-se que esse valor pode variar de um ano para o outro.

É necessário estar em dia com todas as obrigações do veículo, inclusive a taxa de DPVAT e possíveis multas. Se você já quitou tudo, é só aguardar que em breve chegará em sua residência o licenciamento 2020. Em seguida, basta efetuar o pagamento da guia de recolhimento e o documento atualizado também chegará via Correios.

Outra forma de fazer o licenciamento 2020 Detran PE é através do site oficial www.detran.pe.gov.br. Faça a consulta utilizando a placa e o seu Renavam e pegue a guia de recolhimento online.

A guia pode ser paga na Caixa Econômica Federal, no Bradesco, Banco do Brasil ou nas casas lotéricas.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Licenciamento 2020 PE – Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PE)

Deixe um comentário