IPVA 2020 PE – Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PE)

Se você mora em Pernambuco e chegou aqui neste artigo, deve estar procurando informações sobre o IPVA 2020 PE.

Todo começo de ano vem com a preocupação chamada IPVA. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório e pago anualmente. Sem ele, não é possível renovar o documento do carro, o que impossibilita de rodar pelas vias.

Cada estado brasileiro tem um departamento responsável pelo recolhimento desse e outras taxas. É o Detran – Departamento Estadual de Trânsito. Continue a leitura e veja como consultar, como emitir a 2ª via e outras informações referentes ao IPVA 2020 PE:

O que é IPVA

o que é IPVAAntes de prosseguir, é preciso compreender o que está pagando esse imposto. O IPVA é obrigatório e todo proprietário de algum tipo de veículo, desde motos até caminhões, deve pagá-lo.

O valor da alíquota é variável de cada estado e também o tipo de veículo. Mas sempre é usado como base o ano venal do veículo e a tabela FIPE.

Ao contrário do que muita gente pensa, o dinheiro arrecadado com o IPVA não é usado obrigatoriamente nas vias públicas. De todo o valor arrecadado com esse imposto, metade fica na própria cidade onde o carro está registrado e a outra metade com o governo do estado.

Sendo assim, a administração da cidade e do estado podem empregar esse dinheiro onde for mais conveniente, como na saúde, na educação, segurança etc.

Apesar de obrigatório, o IPVA pode ser pago a vista com desconto no mês de janeiro ou o valor integral dividido em 3x. A data de vencimento das parcelas ou da parcela única variam de acordo com o final da placa do carro.

Como consultar IPVA 2020 PE

A consulta do IPVA 2020 PE é feita online e sem complicações. Tanto a consulta como a emissão do boleto é feita através do SEFAZ (Secretaria da Fazenda), que é o órgão responsável pelas guias.

Para fazer a consulta, siga os passos:

  1. Acesse o site do Detran PE (https://www.detran.pe.gov.br/);
  2. No menu inicial informe a placa do seu veículo no campo onde diz “Veículo”;
    2 via IPVA Detran PE 2020
  3. Informe que você não é um robô clicando no quadrado;
    Detran PE
  4. Selecione a opção “Consulta/Impressão de Débitos”;
    IPVA Detran PE 2020
  5. Informe o seu CPF e clique em “Desdobramento de débitos”;
    Consulta IPVA RJ 2020
  6. Selecione as taxas de IPVA que deseja pagar e clique em “fazer download” ou “imprimir” para obter o código de barras para o pagamento.
    2 via IPVA Detran PE 2020

Para finalizar a consulta completa do IPVA 2020 PE será necessário informar o Renavam. Nessa mesma consulta haverá outras informações de pendências (se houver), como multas.

Emissão da 2ª via

2 via IPVA PEO Detran PE emite e envia a DAE de pagamento do IPVA para o endereço do contribuinte. Ou seja, é essencial manter o seu endereço atualizado no Detran. Para verificar o seu, basta acessar o site do Detran PE e procurar pela opção “Atualização de Endereço”.

No entanto, caso não receba ou perca a primeira via, é possível pegar a 2ª. Isso é feito diretamente no Detran PE, posto avançando, Ciretrans ou pela internet, no site do Detran PE (o mesmo passo a passo acima).

O valor do IPVA 2020 corresponde a um percentual do valor venal do veículo (novo ou usado). No entanto, o percentual só é definido e informado ao contribuintes no final do ano anterior, no caso em 2019.

Confira a sua guia de pagamento, pois pode ser que esteja embutido o valor do DPVAT – seguro obrigatório cobrado separadamente, mas que também pode acabar tendo a tarifa inclusa na fatura do IPVA.

A vantagem de pagá-los ao mesmo tempo é que o proprietário quita os débitos de uma vez só e não precisará mais pensar em contas veiculares associadas ao Detran até o fim do ano, quando será cobrado o licenciamento anual.

Isenção IPVA 2020 PE

DPVAT 2018 PEAlgumas pessoas são isentas do pagamento do IPVA. São elas:

  • PCD (Pessoas com Deficiência) que se encaixem na lista pré-definida (problemas de coluna, lesões, doenças no joelho, hérnia de disco entre outras);
  • Recém operados do joelho, punho e coluna;
  • Pacientes em tratamento contra o câncer (em alguns estados);
  • Pessoas que tiveram o carro furtado ou roubado;
  • Táxis;
  • Moto-táxis;
  • Diplomatas;
  • Ônibus e micro-ônibus como transporte público.

Em alguns estados também oferecem isenção nos veículos com alguns anos de fabricação. Em São Paulo, por exemplo, veículos com 20 anos são isentos.

Riscos de não pagar o IPVA

O IPVA é um imposto obrigatório, salvo nos casos de isenção como listados acima. O não pagamento poderá causar grandes dores de cabeça ao proprietário.

A princípio, irá gerar multa e o nome do proprietário será encaminhado para os órgãos de proteção ao crédito. Mas, além disso, não será possível efetuar o licenciamento (CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo).

Sem o licenciamento, o carro não pode trafegar pela cidade ou estrada. Se ele for pego, será apreendido.

Para ter o carro novamente será necessário quitar todos os débitos: IPVA, licenciamento, multa e os dias que ficou apreendido no pátio. Vale lembrar que ficará alguns pontos em sua habilitação.

Portanto, programe-se para pagar o IPVA 2020 PE.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

IPVA 2020 PE – Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PE)

Deixe um comentário